Aula 26/03
Inclusão digital
Acesso? Treinamento? Formação?
O discurso hoje em dia, é incluir. O processo de inclusão é uma adequação subordinada. Ta na moda a inclusão social, digital, educacional, sócio-educacional, econômica, ambiental, entre outras. A sociedade vive de acordo com o modelo hegemônico, capitalista o qual dita as regras. As pessoas então, devem se espelhar neste modelo, no caso de não conseguirem ou resistirem, elas são excluídas literalmente.
A inclusão digital é muito mais que acesso as redes, é muito mais que treinamento e formação de pessoas para usarem a rede como utensílio de entretenimento. Atreves d0s software, é possível a partilha do conhecimento, pois existe a liberdade para a criação, para fazer educação e cidadania. O envolvimento de todas as pessoas nos software livre, se da num processo de colaboração, ou seja, juntas as pessoas transformam a informação em conhecimentos.
Esses novos costumes, valores e comportamentos promovem trocas interativas e formação de inteligência coletiva. A horizontalidade nas comunidades virtuais de aprendizagem facilitam as relações intelectuais, sociais e afetivas.
domingo, 1 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Com certeza JOselice, a inclusao e muito mais que acesso...gostei da sua pontuação....
Olá Joselice!!
Achei interessante quando você usou o termo: "modelo hegemônico"!!
A triste realidade é que além desse esteótipo de ser social existir de fato, nós ajudamos a perpetuá-lo!!!
A inclusão só existe pq existe a exclusão, acredito que enquanto houver modo de produção capitalista, enquanto o nosso objetivo for ganhar dinheiro para consumir, continuaremos falando de inclusão pq produziremos exclusão. Simples não é ?? Como dois e dois são cinco...
Não é tão simples assim como dois e dois são quatro.
Se fosse tão fácil não faríamos tanta questão de ganhar dinheiro... Então infelizmente o grande problema é como incluir e continuar ganhando dinheiro para consumir...
Postar um comentário