sábado, 17 de março de 2007

Reflexão: Educação e Cibercultura do autor LÉVY, Pierre.
O uso da internet possibilitará a potencialidade e emancipação dos seus navegadores, segundo o autor citado. Para melhor entendimento desta reflexão, fazeremos uma analise entre um SITE e um PORTAL, isto é, o site é uma rede aberta, com seus links que se interligam entre si. Enquanto que o portal é uma rede fechada de canais com o centro, produtor e emissor, onde é transmitido e divulgado um sistema concluído, determinado. Então fazer a relação da escola (que queremos) aberta, que busca o conhecimento num processo de construção, com os sites é perceber a sua diversidade, as contribuições e integração entre as diferentes pessoas. Com a disseminação do conhecimento no final do século XIII, um pequeno grupo de homens dominava o conjunto dos principais saberes, então surge à enciclopédia. A partir do século XX, com o crescimento cada vez mais rápido do conhecimento cientifico e técnico, esse fato de domínio do saber torna se um mito. O conhecimento hoje em dia torna-se evidente seu intotalitário indominável. As publicações não ficam mais restritas a poucos grupos, como as editoras, revistas, jornais. Hoje, com o uso da internet é possível que as pessoas expressem seus pensamentos, conhecam pessoas. Então o internauta que se interessar em expor suas publicações deve interagir através das comunidades, blogs, e-mails etc. Com essa troca de informações, o conhecimento tornará mais potencializado, no entato, é preciso que o professor seja um questionador, um animador da inteligência coletiva dos grupos. É necessário também, prestar atenção cuidadosa à alfabetização, pois ver e ler o mundo com olhar crítico e com o acesso a internet, ou seja, ao novo mundo de conhecimento, poderá contribuir para uma melhor educação do futuro, até mesmo diminuir as desigualdades sociais. A cibercultura apresenta modos de conhecimentos, entre eles o que se destaca é a simulação, trata-se de uma tecnologia intelectual que amplifica a imaginação individual e coletiva. A simulação é uma ajuda à memória de curto prazo, que diz respeito à dinâmica complexa e contribui numa verdadeira ampliação da imaginação.
É evidente que a educação deve preparar-se para esse novo momento da contemporaneidade que é a busca do conhecimento. Onde a perspectiva é voltada para a melhoria da educação.

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