segunda-feira, 17 de março de 2008

Cibercultura e educação

Segundo Pierre Lévy, falar em educação e cibercultura, faz-se necessário, uma analise da mutação contemporanea da relação com o saber. O autor defende tambem que o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram muitas funções cognitivas humanas: a memória (bancos de dados, hipertextos, fichários digitais [numéricos] de todas as ordens), a imaginação (simulações), a percepção (sensores digitais, telepresença, realidades virtuais), os raciocínios (inteligência artificial, modelização de fenômenos complexos). Essa transição, nos transporta a um mundo veloz e complexo, onde a inteligencia coletiva é valorizada, quebrando o mito da inteligencia reproduzida. O ciberespaço vem destituir o curriculo linear, trasmitido por pedagogias tradicionais. Então, nas instituições educacionais, o docente precisa repensar seu novo papel, agora a educação é feita por uma apredizagem cooperativa, onde todos, aulos e professores e navegadores interegem juntos, potanto, todos aprendem e ensinam suas singularidades.

Um comentário:

Bonilla disse...

Olá Joselice
procure construir reflexões próprias sobre os temas apontados em aula, ou levantados pelos autores. Fazer a síntese do que o autor disse não nos leva a um aprofundamento de idéias, estabelecimento de relações, uma aprendizagem mais ampla. Vamos ousar e expressar nossas próprias opiniões para assim colaborar com o grupo e aprendermos todos juntos