sexta-feira, 28 de março de 2008

Software livre

O avanço das tecnologias contribuiu para mudanças significativas no atual contexto histórico. A contemporaneidade exige interação com essas tecnologias, o computador, mais precisamente a internet. Assim, essa transição ao complexo (e muito questionado) sistema da informação, cria uma expectativa animadora a seu favor. Para isso, tentar entender essa complexidade torna-se relevante para melhor uso e aproveitamento da rede de navegação.
Farei algumas considerações a cerca da temática software livre
Os softwares são programações de linguagem codificadas. Existem o código fonte e o binário. O código fonte é inteligível pelo homem passa pelo processo compilação, então, depois dessa modificação somente à máquina fará a leitura pelo código binário.
O software livre recebe os dois códigos, onde podem ser feitas modificações no código fonte, permitindo a liberdade de uso, estudo, alteração e (re )distribuição, agora sim, esse e um programa livre. Enquanto que o software proprietário restringe a leitura do código fonte. Com a boa perspectiva do avanço tecnológico, o mercado capitalista abraça essa idéia, então esconde o segredo dos códigos fontes, passando a vender os software, mas sem os códigos fontes. Para se ter acesso a esse software, somente através da licença copyright © e com valor caro. Ficando assim, comercializado esse novo conhecimento de informação. Vale lembrar que todos os softwares são licenciados, mas a forma de contrato é diferente, no software livre, o direito a copia é feito pelo copyleft, podendo usar as quatro liberdades, também, existe o creative commons muito difundido pelo mundo artístico. Não esquecendo do programa gerador do software livre, o GNU GPL, onde sua licença era que a pessoa que usufruísse desses direitos passasse para outras pessoas os mesmos direitos dos quais usufruiu. Esse programa surgiu a partir de reações pequenas de hackers, (são pessoa comprometidas, defensoras da cooperação e disseminação do conhecimento), ao comercio do saber.

A temática sobre software livre é instigadora, pois desperta o interesse sobre seu uso. Por apresentar uma melhor qualidade e segurança torna-se adaptável as necessidades humanas. Ao fazer uso do software livre, compartilhamos com a construção do saber coletivo e a quebra do monopólio do software proprietário.
Soft é um conjunto de idéias de conhecimentos. Assim, "Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e trocarmos estas maçãs, então eu e você teremos ainda apenas uma maça. Mas se eu tenho uma idéia e você tem uma idéia, e trocarmos nossas idéias, então cada um de nós terá duas idéias” George B. Shaw. Partindo dessa reflexão, perceber a construção do conhecimento de forma coletiva, faz nos pensarmos em possilibilidades e amplitude do mesmo.

Nenhum comentário: