quinta-feira, 29 de maio de 2008

O computador na sala de aula

Uso das tecnologias digitais hoje em dia, no processo educativo é fundamental para o processo de construção da meninada. A escola atualmente, como diz Bonila “a escola aprendente” necessita abrir suas portas para o novo contexto da história, a era da tecnologia da informação. No processo de aprendizagem, construção e transformação, o aluno e professor juntos interagem na produção do saber. O objetivo a alcançar é muito mais que reproduzir e memorizar conhecimento. Para SILVA, 2000:14 Pensar na educação de forma hipertextual é pensar de forma interativa onde a comunicação entre professor e aluno acontece bidirecionalmente e não apenas na transmissão de informações através de um único emissor. Fazer uso das tecnologias na escola implica processo de mudanças estruturais: implantar laboratórios de informática com computadores ligados em rede, (usando softwares que promovam cooperação e barateiam os custos orçamentários) e formação de profissionais. Essa duas mudanças são fundamentais neste processo, para isto a implementação de política pública faz se necessário. Compreender que a internet é complexa e cria possibilidade de interação de diferentes culturas, saberes, costumes é que faz o diferencial neste processo de construção de conhecimento. Os espaços que são oferecidos na internet são tão diversificados que a curiosidade é aguçada todo o tempo. O computador conectado permite visualização, audição, leitura e escrita favorecendo a criação de vídeos e franzino, edição de vinhetas para rádio. É possível criar os próprios espaços da turma, utilizando programas gratuitos disponíveis na Internet e que permitem construção de páginas, gifs animados, formulários, além de lista de discussão, e páginas de bate-papo. São alguns exemplos de possibilidades que a comunidade escolar tem para promover interação e criar momentos de socialização de saberes. Então, o professor deve ser o mediador, utilizando as diferentes maneiras de trabalhar o computador na sala de aula estimulando os alunos para a produção, não restringindo apenas a navegação e copias de tarefas diárias.

2 comentários:

Carla Oliveira disse...

Olá colega!!! Tudo bem? Em muitas de nossas conversas falamos sobre o quanto a disciplina nos ensinou. E foi um ensino por demais significativo, tudo o que eu sei de computadores, tecnologias, softwares etc devo aos estudos dessa disciplina e sei que tenho que estudar muito mais. Nas suas postagens vc expressa essa compreensão de como as tecnologias podem contribuir para a formação das pessoas. A experiência que tivemos na produção do seminário de Rádio e Educação pra mim foi bastante enriquecedora. beijão

Ana Carolina Rocha disse...

Oi Joselice, falou com propriedade acerca da importância das novas tecnologias na área da educação. Gostei do seu posicionamento e vejo tanto em suas palavras como na de outros colegas o crescimento acerca do assunto. Quero salientar sobre os espaços de aprendizagem na Internet. Como são muitos e não notamos muitas das vezes... a construção do conhecimento começa nas aulas e a sua continuidade é fora da sala, fóruns, leituras e comentários das produções dos colegas, feedbacks da professora, são formas diferenciadas de aprendizagem que nós pudemos constatar nas nossas vivências com a disciplina EDC 287.