terça-feira, 1 de julho de 2008

Produções: multimídias e seminários temáticos:

Depois de apresentadas às oficinas, foi a nossa vez de produzir, as equipes se articularam para montar os roteiros de criação das multimídias, já com os temas definidos começamos o trabalho fundamentado teoricamente e utilizando a criatividade. Foi uma experiência vivida por cada um de nós muito gratificante, pois trabalhamos de maneira coletiva, participativa. O interessante foi poder trabalhar em grupo e a distancia, ou seja, a comunicação foi feita através da rede. Concluída esta etapa, começamos a produção dos seminários. Também trabalhamos com temas relacionados às nossas multimídias, porém, essa apresentação de maneira interativa, exigiu a participação de todos. Isto é, a equipe responsável por cada tema buscava problemática acerca do tema apresentado e levava para a turma. Assim foi a interação, onde alunos e professores apresentavam questionamentos, contribuíram com informações, opinavam, levantando discussões instigadoras e informativas durante todas as apresentações dos seminários.
Seminário de impresso e educação:
A equipe mostrou um breve histórico da imprensa. Os temas apresentados, como p. ex. preconceitos raciais gerou discussão em torno do preconceito dos impressos nos livros didáticos, sendo este um material de base para a educação pública. Essa reflexão nos possibilitar refletir a práxis pedagógica. A equipe, também, apresentou trabalhos de produções feitos por alunos. Foram trabalhos de impresso com jornal, livros, gibis, historias em quadrinhos. Essa contribuição fez nos percebermos que é possível alfabetizar crianças de maneira prazerosa. Outro tema interessante foi o livro virtual e livro eletrônico. Como é fazer leitura por prazer, para estudar, a leitura no virtual favorecerá esvaziamento das bibliotecas?
Seminário de internet e educação:

Tema muito bom, pois faz parte do contexto atual. A equipe mostrou como surgiu a internet no Brasil, atendendo aos interesses militares. Porem, a conexão em rede foi se evoluindo e hoje, se vive à era da informatização, então, necessário se faz políticas publicas que favoreçam a implementação das tecnologias para a educação. Pois esta nova forma de vivencias exige formação de profissionais e contribui para o conhecimento em cooperação, o que favorecerá a construção do saber, ao contrario da reprodução do conhecimento trabalhado nas escolas tradicionais. Outro aspecto bastante pertinente é a questão da educação a distancia, tema polemico que aprofundou a analise sobre a maneira como vem sendo trabalhada essa modalidade de educação. É percebido, como a educação virou comercio, atendendo aos interesses do capitalismo. Mas entender que a educação à distancia é imprescindível, principalmente em nosso país, geograficamente grande, com irregularidades de desenvolvimento e escolarização, faz se necessário, uma vez que essa é uma maneira de levar educação as pessoas, mas sendo usada de maneira que desenvolva o conhecimento e não a reprodução do mesmo.

Seminário de rádio e educação:

Nossa apresentação (eu e Carla).
Procuramos à interação das pessoas através de perguntas como: qual a relação do radio e educação? Foi apresentado o surgimento do rádio no mundo e no Brasil, em 1923. Os tipos de radio e como ele favorece a educação. Então, por ser meio de comunicação de fácil acesso, ao longo de sua historia foram implantados projetos para a educação e a descontinuidade dos mesmos, atentando sempre aos interesses da elite hegemônica. Mas a discussão gerada na apresentação, provocou nas pessoas o entendimento da possibilidade de fazer educação através do radio, principalmente para as pessoas que tem difícil acesso a educação. Das varias rádios que existem, a rádio comunitaria, rádio educativa e web se destacaram por possuirem caráter mais voltado a educação. A exemplo de radio webs, mostramos a radio faced. Apresentamos um vídeo do site: http://br.youtube.com/watch?v=r1FwKDTEgm4&feature=related, como se faz uma rádio desta. Enfim, foi bem legal essa apresentação, pois o radio é um meio de comunicação mais antigo que a televisão e favorece acesso para a educação, embora culturalmente existe a subutilização para atender este aspecto. até muitos dos próprios professores desacreditam da sua potencialidade para promover a educação.

Seminário de tv e vídeo e educação:

A televisão é um dos meios de comunicação mais utilizada entre as pessoas, sejam em qualquer nível econômico. Esse tema, também é muito polemico, porque envolve interesses diversificados. É um meio com grande potencial, mas seu uso é visto de forma manipulável. São poucos os programas educativos oferecidos. Mas, o que gerou discussão foi a chegada da tv digital, onde oferece interatividade. Mas de acordo com o governo, a tv oferecerá qualidade de imagem e som. Onde fica a interatividade, neste caso? Sendo que interatividade da idéia de movimento de cooperação, poder opinar e modificar.
A produção do vídeo foi mostrada a robótica educativa. Por ser ainda nova a temática, ainda causa certa estranheza, mas da maneira que foi apresentado pela equipe, podemos entender a relação robô e educação, através das sucatas eletrônicas é possível fazer protótipos e robôs. O mais interessante, foi perceber a utilização do software livre nesta construção da robótica, por apresentar as quatro liberdades e ser mais barato favorecendo, principalmente as escolas públicas. Essa relação robótica e educação desenvolvem a construção colaborativa e cognitiva das crianças no processo de desenvolvimento escolar.

A forma que trabalhamos os conteúdos e metodologias da disciplina EDC 287 Educação e Tecnologias contemporâneas nos possibilitou amadurecimento e reflexão sobre as TIC na educação, sua importância e possibilidades de produção do conhecimento. Finalizo minha reflexão com a citação de Gilberto Gil: “O que está implicado aqui é que o uso da tecnologia digital muda os comportamentos.
O uso pleno da internet e do software livre cria fantásticas possibilidades de
democratizar os acessos à informação e ao conhecimento: maximizar os potenciais
dos bens e serviços culturais, amplificar os valores que formam o nosso repertório
comum e, portanto, a nossa cultura e potencializar a produção cultural, criando, até,
novas formas de arte. A tecnologia sempre foi instrumento de inclusão social, mas,
agora, adquire novo contorno, não mais como incorporação ao mercado, mas como
incorporação à cidadania e ao mercado, garantindo o acesso à informação e
barateando os custos dos meios de produção multimídia através das novas ferramentas
que ampliam o potencial crítico do cidadão. Somos cidadãos e consumidores,
emissores e receptores de saber e informação, seres, ao mesmo tempo, autônomos e
conectados em redes, que são a nova forma de coletividade”. Achei essa citada muito parecida com as reflexões, por isso quis finalizar concordando com Gil, sobre o uso das tecnologias dos software livre favorecendo a inclusão social.

2 comentários:

Idealistas livre-pensadores que rejeitam restrições socialmente impostas disse...

Oi Joselice, gostei muuito do seu blog, Parabéns!

Pelo visto a experiência da disciplina como um todo foi de muitas descobertas para você. De fato nos trouxe muitas reflexões a cerca de diversas temáticas que envolvem as novas tecnologias na educação, e as velhas também como o rádio! rs

Apesar de viver mais experiências no meu mundinho fechado alucinante, essa disciplina em muito contribuiu na minha formação também, sobretudo me fazendo desmistificar algumas coisas em relação ao professor com as tecnologias e dos próprios alunos com estas.

Ps.: Foi especialmente gratificante ter você de volta entre nós e ver que estar novamente em nosso convívio é de grande importância para a sua recuperação - como você me revelou no começo desse semestre.

Um abração,

Michelle.

Bonilla disse...

Muito bem Joselice,
aproveite este espaço para continuar refletindo e dialogando sobre as TIC e os processos de formação dos professores