terça-feira, 1 de julho de 2008

Oficinas multimidias:

As oficinas de multimídias possibilitaram a produção das mesmas. Trabalhamos os seguintes temas: rádio e educação, internet e educação, TV/ vídeo e educação, impressos e educação. As oficinas começaram dia 07/04, mostrando como se faz cada produção respectivamente, de acordo com as necessidades exigidas por cada ambiente em discussão.

OFICINA DE RADIO:
Esta oficina foi realizada na rádio faced, pela monitora Jéssica. A radio faced usa software livre. Através do programa audacity, seguindo alguns procedimentos para edição, equalização, entre outros, pudemos perceber como é fácil produzir uma vinheta e depois publica-la. Com a rádio web é possível que qualquer pessoa com acesso a internet, o programa citado instalado e um rade-fone, microfone, faça suas produções e divulguem. Essa oficina possibilitou a nossa produção de multimídia, minha equipe trabalhou com a temática rádio e educação. Então, montamos uma vinheta com o tema: governo e políticas públicas. Nesta produção criticamos o acordo do governo estadual Jacques Wagner com a Microsoft. O estudo para esse trabalho juntamente com o seminário apresentado pela nossa equipe (eu e Carla) pode despertar e ampliar o conhecimento que se faz educação através do rádio. Utilizando as diversas maneiras de exploração deste ambiente tecnológico.

OFICINA DE EDICAÇÃO DE IMAGEM:
Esta oficina foi feita através do programa inkscape, apresentado pela monitora Luciana. Pudemos perceber as diferentes formas de trabalhar numa edição de imagens, criar, colar, recriar da maneira e interesse de quem está produzindo o trabalho. Pra nossa formação de Professores, trabalhar com essa temática, favoreceu nosso conhecimento e despertou a curiosidade.
OFICINA DE EDIÇÃO DE VIDEO:
A oficina de vídeo foi mais complicada. O monitor Washington mostrou como se produz um vídeo, as edições, programações. Ele utilizou o programa kino,

OFICINA DE EDIÇÃO DE PÁGINAS WEB – TWIKI:
Essa oficina apresentada pela professora Bonilla, nos mostrou mais um ambiente e possibilidade de divulgar os trabalhos produzidos. Isto é, através da pagina web- twiki, nossas produções serão postadas. A oficina foi mais uma contribuição para nosso aprendizado e contribuiu para fortalecer o uso das tecnologias da informação para a educação.

Analisando todas as oficinas e através das produções apresentadas pelas equipes com seus respectivos temas possibilitou o entendimento das TIC para a educação. A conexão das redes está presente, faz parte do contexto histórico, então, vê-se a necessidade da escola adequar a essa realidade. Portanto, as mudanças nos processos de ensino-aprendizagem exigem formação de profissionais para utilização dos velhos “adaptados” aos novos ambientes de trabalho na educação.

Nenhum comentário: